Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Cronograma Capilar



Nunca mais voltei ao salão de beleza!
É claro que isso não é verdade. Mas é verdade que eu não sou mais dependente deste tipo de estabelecimento e isso é muito bom. Hoje posso dizer que eu conheço os meus cabelos e dou a eles o alimento que eles precisam.

Tudo começou com uma vasta pesquisa na web. Meu amor me apresentou ao mundo dos blogs e depois do you tube e eu me encontrei. Sempre fui pesquisadora, me considero uma eterna e curiosa aprendiz, tudo que eu não sei e me interesso passa a ser meu objeto de estudo e para isso eu não economizo tempo. Sim, eu consegui resolver dois dramas apresentados no post terceirizar! Agora eu acordo cedo para ter mais tempo para as minhas pesquisas e eu cuido dos meus cabelos. Isso é pra mim um pequeno prazer.

Foi pesquisando sobre produtos e dispositivos para cuidar dos cabelos em casa que eu me deparei com o título cronograma capilar e nele encontrei um universo de informações ligadas aos cabelos. Foi intenso, eu respirava cabelo! Diagnosticar, testar e tratar por meses e hoje posso dizer que por anos. Neste tempo fiz bobagens, estraguei meus cabelos? É lógico!! Mas o legal é que eu aprendi a corrigir: já fiz progressiva, fiquei loira platinada, coloquei extensões, usei poney tail e alongamentos, tudo feito com o profissional mas em casa o cronograma capilar sempre presente.







Cronograma Capilar mensal

semana 1: hidratar, hidratar, hidratar

semana 2: hidratar, hidratar, nutrir

semana 3: hidratar, hidratar, reconstruir

semana 4: hidratar, hidratar, nutrir











Para atender as diversas demandas e a fatídica falta de tempo, o mercado oferece uma infinidade de produtos que respondem a mais de uma etapa, exemplo: hidronutrição ... tem também as fórmulas maravilhosas que prometem resultado em apenas 3 minutos. Para finalizar os cabelos em casa eu investi em cremes para pentear e protetores térmicos além dos dispositivos que melhor  me adaptei. No início eu comprei a escova rotativa, depois de muito tempo comprei uma chapinha hídrica e um hair styler. Infelizmente não sei trabalhar com o velho secador. Uma coisa que vale a pena pontuar: quanto maior a pesquisa, menor fica o custo! 

A umectação faz parte da nutrição capilar e é minha queridinha! Eu descobrir que óleo equilibra, ou seja, se os cabelos são secos ou oleosos é com a umectação que eu encontro a saúde desejada. Eu gosto de colocar nos cabelos na noite anterior e pela manhã finalizo com um creme de nutrição ou hidratação de acordo com a etapa da vez. Hoje eu não lavo meus cabelos 03 vezes na semana, como o cronograma sugere, simplesmente porque não vejo necessidade, mas sigo a agenda com adaptações sempre que necessário. Eu prefiro pesquisar os cremes que quero comprar com bastante antecedência, porque ler os rótulos é tudo! Daí eu compro pela internet e pago mais barato. Nunca desprezo as amostras grátis, assim eu conheço produtos que meus cabelos gostam ou não e não me apego a marcas, no meu pequeno depósito todas as marcas tem oportunidade, tudo depende do resultado.

Na busca de um estilo de vida mais simples é preciso abrir mão do perfeccionismo. Definitivamente não tenho cabelos maravilhosos como de quem acabou de sair do salão, tenho cabelos tratados, não importa o dia da semana, estou sempre pronta para todo e qualquer compromisso e isso faz muito bem a minha auto estima.

Dalila Pinheiro Miranda




























3 comentários:

  1. Olá Dalila,

    Que cabelo lindo, vale a pena todo o cuidado. Que bom que voltou para o blog, e agradeço a visita e o gentil comentário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Dalila,
    Como assim não tem cabelos maravilhosos!?! Uau!!! Seu cabelo está lindo d+!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dalila, já eu não posso dizer o mesmo. Sou assumidamente dependente do cabeleireiro. Faço mechas cada 6 seis meses e retoco cada 2.
    Compro produtos de qualidade para que me sejam aplicados.
    Numa emergência recorro à chapinha, mas ... não é a mesma coisa. Repito, sou um caso perdido de dependência.
    A você a minha enorme admiração.
    Beijinhos

    ResponderExcluir